sábado, 5 de março de 2016

Fonte poética maior



Academia Virtual de Letras
Patrono: Paulo Coelho 
Acadêmico: Mauricio Duarte 
Cadeira: 18
Homenagem à AVL

Fonte poética maior

Nossa Academia, AVL, muito ensinou, a mim, sobre poesia nesse curto período que estou participando.  Primeiro, percebi que todos os poetas são participantes de uma poética maior, uma fonte da poética maior.  E, segundo, que os poetas que se utilizam da mesma língua e cultura, são confrades e confreiras num mesmo universo da língua.  Embora a poesia seja universal, sem dúvida; a tradução é, muitas vezes, impossível, já disseram...
De Cruz e Sousa, grande poeta simbolista, é dito ser o primeiro moderno entre nós, brasileiros.  O maior sonetista, Manuel Bandeira. Simples, perfeito e total na sua poética!  Drummond, nosso mestre, que tão bem representa o que de melhor é a nossa poesia.  E Cecília Meireles, diva dos versos mil, sempre a nos encantar, num frenesi de poemas.
Eles e muitos outros – eu poderia ficar aqui eternamente citando nomes – nos engrandecem porque nos fazem beber da fonte poética maior.  A fonte de todos os poetas!  E a AVL, nossa Academia, é a grande aglutinadora desses versos que fazemos “apoiados em gigantes” que vieram antes de nós.
Um por todos e todos pela poesia! Avante AVL!


Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário