Sete
artes cognitivo-ontológicas
À
semelhança de uma Esteganografia, tenciono realizar uma analogia com
As Sete Artes Liberais – o Trivium e o Quadrivium – tão
utilizados na Idade Média, para criar um método de abordagem em
análise estética e filosófica (basicamente) que englobe um Enlevo
Perceptivo (arte-enlevo, interface-enlevo, índice-enlevo e
espiritualidade-enlevo) e uma Ascenção Perceptiva
(Pedagogia-ascenção, Filosofia-ascenção e Teologia-ascenção).
A
Esteganografia é um método que assegura a transmissão segura de
dados digitais na rede (web) ou numa intranet, a partir de algoritmo
com a linguagem de programação Phyton. Uma Análise de Similaridade
Estrutural de Imagens Esteganografadas com Python revela que uma
imagem (foto, ilustração, gráfico) e sua versão esteganografada
são extremamente similares e demonstram níveis de eficiência para
a segurança (e para se obter uma cópia exata da imagem) muito
grandes. Os aspectos gráficos das imagens são melhor considerados
nessa técnica e é desconsiderado o uso de métodos mais
sofisticados de criptografia.
Segurança
e exatidão, confiança e similaridade... Por que usar essa analogia?
Porque o mundo hodierno relega Deus a um papel de mero Criador que
abandonou sua criação, indiferente – quando muito – ou de
invenção da igreja para dominar, para explorar e escravizar a massa
– em grande parte – e trata os desígnios divinos com escárnio,
ironia e aversão.
Na
Idade Média (quando foram criadas as Universidades, a despeito de
tudo que se possa dizer a respeito da “Época das Trevas”)
utilizava-se o Trivium e o Quadrivium. A imagem que se tinha do
conhecimento humano – cognitivo-ontológico – era muito mais
amplo, muito mais abrangente, muito mais complexo, muito mais humano
e... muito mais real, ou ao menos, muito mais próximo do real. Mas
como? E nossos progressos científicos? Nossas conquistas? Nossas
tecnologias? Perguntariam muitos ou a maioria das pessoas... Nossas
conquistas tecnocientíficas, de direitos humanos, culturais e
artísticas, bem como em vários outros níveis e áreas não nos
tornaram mais humanos, mais irmãos, mais reais. Pelo contrário, a
adoção desse modelo de separação, de dissecação dos
conhecimentos em partes cada vez menores, cada vez mais específicas
nos permite sim analisar tudo, mas perdemos a síntese, perdemos o
pensamento complexo, conforme coloca Edgar Morin e outros
pesquisadores.
A
arte tem como premissa um pensamento englobado em várias áreas –
até por isto, o termo usado desde astronomia até música, desde
matemática até gramática em tempos antigos – e embora hoje em
dia não se fale mais em “arte” no lugar de ciência, a arte,
hoje reconhecida como contemporânea, atua e considera um amplo
espectro de áreas do conhecimento humano.
Enfim,
as sete artes cognitivo-ontológicas (conforme as chamo) possuem uma
similaridade com as sete artes liberais por tratarem do pensamento de
forma holística, de forma inteira – e não dissecada – e,
principalmente por considerarem Deus e o tempo de Deus, num tempo em
que se esqueceu do Pai Eterno, do Divino Filho, Jesus Cristo e do
Divino Espírito Santo. Um tempo em que uma análise de filosofia
axiológica (de valores) é confundida com moralismo ou fanatismo
religioso, por exemplo.
A
imagem do homem contemporâneo de si mesmo é dúbia, subjetiva e
débil. Não queremos com isto dizer que o homem de outros tempos era
melhor, mas hoje, dispomos de uma tecnologia nunca antes utilizada.
Com este nível de tecnologia, o nível de nossa consciência precisa
estar acima, ou um pouco acima, desse nível tecnológico ou seremos
engolidos por nossas próprias criações, seremos usados e
manipulados pelas coisas e não usaremos ou manipularemos as coisas.
Será – ou já é? – a coisificação do homem e da mulher, a
coisificação da humanidade.
Mauricio
Duarte (Divyam Anuragi)
Referências:
Análise
de Similaridade Estrutural de Imagens Esteganografadas com
Python
Ewerton da Silva Farias
Geoflly Adonias
Carlos Regis
Ewerton da Silva Farias
Geoflly Adonias
Carlos Regis
Similaridade
Estrutural e Graph Matching
Pedro Henrique Pamplona Savarese https://www.cos.ufrj.br/…/slides/Pedro-Similaridade-estrutu…
Pedro Henrique Pamplona Savarese https://www.cos.ufrj.br/…/slides/Pedro-Similaridade-estrutu…
Os
setes saberes necessários à educação do futuro
Edgar Morin e UNESCO
Edgar Morin e UNESCO
Introdução
ao Pensamento Complexo
Edgar Morin
Edgar Morin
Nenhum comentário:
Postar um comentário