quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Narrativas populares em farwest | No Mundo e Nos Livros

http://www.nomundoenoslivros.com/2011/12/narrativas-populares-em-farwest.html
Narrativas populares em farwest

Os feitos de personagens do cotidiano da comunidade (sejam heróis, bandoleiros, personalidades singulares ou apenas pessoas cômicas) sempre fizeram parte das narrativas populares. A narração das histórias populares (contação de histórias) faz parte da oralidade e da ancestralidade de todos, como um todo. Aprecia, o leitor, uma boa narrativa? Sendo o mais amplo possível, por vezes, a narrativa dos vaqueiros e cantadores do folclore poético do sertão, por exemplo (Ceará, Paraíba), traça um cântico de personalidades que não são personalidades; são bois surubins (no ciclo do gado) e sobre Deus e o diabo (alguns córdeis da literatura de cordel). Dentro desse contexto, os quadrinhos de farwest norte-americanos como El Zopilote e Tenente Blueberry, Tex e Ken Parker, trazem, classicamente, a magia dos tempos da conquista do Oeste dos EUA; bem como das terras além, as do México.
O romantismo que impera na história-em-quadrinhos de farwest, muitas vezes, foi perdido noutros tipos de quadrinhos. Não só pela temática das pistolas e esporas que já não existem mais e exigem, quase sempre, um saudosismo (saudosismo e não saudade, pois no Brasil não tivemos o farwest, acontecimento social), bem como pela resistência desse gênero dentro dos quadrinhos.
Vale conferir as narrativas de farwest. No âmbito das narrativas, pode suscitar maiores apreciações e vôos poéticos, quando de qualidade, do que aquelas que comumente são atribuídas aos comics americanos, de modo geral, desde os inícios dos quadrinhos como
cultura de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário