Clemente de Alexandria
A trilha do
neoplatonismo cristão pode ser traçada na escola de Alexandria. Os dois
professores mais famosos dessa escola foram Clemente e Origen. Ele disse: “Eu dou o nome de filosofia àquilo
que é a excelência em todas as doutrinas dos filósofos gregos e, acima de tudo,
a Sócrates bem como Platão o descreveu.
A opinião de Platão sobre ideias da verdadeira filosofia ortodoxa e
cristã. Essas luzes intelectuais entre
os gregos tem sido comunicadas pelo próprio Deus.” Clemente repete o que Platão e seus
discípulos disseram sobre a impossibilidade do homem conhecer Deus. Nosso conhecimento sobre o Ser Divino, a
primeira causa de todas as coisas, é
apenas negativo. Nós sabemos o que ele
não é. Nós o chamamos pelos mais altos
nomes e pensamos nele como a melhor de todas as coisas, embora ele não tenha
nome e não tenha forma. Ele é infinito e
não pode ser definido. Ele não é nem
gênero, diferença, espécie, número individual, acidente, nem nenhuma das coisas
que possa ser predicado de outra coisa.
Mas esse ser desconhecido pode ser conhecido pelo seu Filho. “O Logos é o poder e a sabedoria do Pai, a
ideia das ideias no mundo ideal, o atemporal e o sem começo do começo.” Isso
coloca o Pai como os raios do sol, difundidos em todos os lugares. Ele tem sido em todas as eras e, por todas as
dispensas, a luz do homem. Ele inspirou
os profetas judeus e levou os gregos à correta retidão. A filosofia preparou o caminho para o
evangelho que foi frutificado num novo
ramo da selvagem árvore de oliveira.
Livre tradução
do livro Pantheism and Christianity de John Hunt, 1884 . Capítulo VI . a igreja
. Clemente de Alexandria
Site com todos os textos
traduzidos: https://sites.google.com/site/pantheismandchristianity/home
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