domingo, 1 de março de 2015

Clemente de Alexandria

Clemente de Alexandria

A trilha do neoplatonismo cristão pode ser traçada na escola de Alexandria. Os dois professores mais famosos dessa escola foram Clemente e Origen.  Ele disse: “Eu dou o nome de filosofia àquilo que é a excelência em todas as doutrinas dos filósofos gregos e, acima de tudo, a Sócrates bem como Platão o descreveu.  A opinião de Platão sobre ideias da verdadeira filosofia ortodoxa e cristã.  Essas luzes intelectuais entre os gregos tem sido comunicadas pelo próprio Deus.”  Clemente repete o que Platão e seus discípulos disseram sobre a impossibilidade do homem conhecer Deus.  Nosso conhecimento sobre o Ser Divino, a primeira causa de todas as coisas,  é apenas negativo.  Nós sabemos o que ele não é.  Nós o chamamos pelos mais altos nomes e pensamos nele como a melhor de todas as coisas, embora ele não tenha nome e não tenha forma.  Ele é infinito e não pode ser definido.  Ele não é nem gênero, diferença, espécie, número individual, acidente, nem nenhuma das coisas que possa ser predicado de outra coisa.  Mas esse ser desconhecido pode ser conhecido pelo seu Filho.  “O Logos é o poder e a sabedoria do Pai, a ideia das ideias no mundo ideal, o atemporal e o sem começo do começo.” Isso coloca o Pai como os raios do sol, difundidos em todos os lugares.  Ele tem sido em todas as eras e, por todas as dispensas, a luz do homem.  Ele inspirou os profetas judeus e levou os gregos à correta retidão.  A filosofia preparou o caminho para o evangelho que foi frutificado  num novo ramo da selvagem árvore de oliveira.

Livre tradução do livro Pantheism and Christianity de John Hunt, 1884 . Capítulo VI . a igreja . Clemente de Alexandria


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