terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Minha entrevista, Mauricio Duarte, na seção Conflitos Sociais do Site Olho Vivo, com o autor Dhiogo José Caetano




Minha entrevista, Mauricio Duarte, na seção Conflitos Sociais do Site Olho Vivo, com o autor Dhiogo José Caetano . https://www.olhovivoca.com.br/pelo-brasil/10180/mauricio-duarte-a-pratica-do-meditar


Mauricio Duarte - A prática do meditar

Designer gráfico, artista visual, ilustrador e escritor fala sobre cultura de paz, educação e espaço digital


“Estudo intelectual sem a prática meditativa é perda de tempo. Porque a paz precisa de consciência interior profunda. Nada puramente intelectual ou puramente mental pode gerar essa consciência”.


Mauricio Duarte é o 130º convidado na série de entrevistas “Opinando e Transformando”. Objetivo é formar um mosaico com o que cada um pensa desse universo multifacetado. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura.


> Nome: Mauricio Antonio Veloso Duarte (Swami Divyam Anuragi) - Nome artístico: Mauricio Duarte

> Breve biografia: Designer gráfico, artista visual, ilustrador e escritor. Dentro da literatura é poeta, contista e romancista. Formado em design gráfico, tem bacharelado em desenho industrial, programação visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Terminou o curso de web design no Senac de Niterói e o curso de produção textual com a poeta Maria Regina Moura na Editora Canteiros em Maricá. Tem quatro pós-graduações em especialização. Dois livros publicados convencionalmente: “Vozes que Calam - Sementes Líricas de Mauricio Duarte”, de poesia, pela Editora Literacidade do Pará, e “Os Arcanos”, romance de sua autoria, pela Editora Versejar de São Paulo. É correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Integrante da Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo. Vitalício da AVL (Academia de Letras Virtual do Grupo Intenção e Gestos) com a cadeira 39, patrono Frei José de Santa Rita Durão. Atual vice-presidente da AVL. Integrante da Aglac (Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências) com a cadeira 56, patrono Marechal João Batista de Mattos. Integrante da Acilbrás (Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil) com a cadeira 126. 


Confira a entrevista com Mauricio Duarte


> Em sua opinião, o que é cultura de paz?


Cultura de paz relaciona-se diretamente à consciência interior de cada um. Porque a paz não pode ser conseguida de fora para dentro. Ela tem que ser alcançada de dentro para fora. A verdade é um bicho estranho. Quando achamos que o pegamos, é que ele está mais distante de nós. E a paz tem ligação com a verdade de maneira intrínseca. Nosso país é produtor de armas leves de grande monta no mercado bélico mundial. Também fornecemos carros bélicos como o Brucutu e outros para países do Oriente Médio e outros, de modo sistemático. Todo esse movimento industrial bélico trará guerra para o Brasil, mais cedo ou mais tarde. A Marinha do Brasil dispõe de um submarino de propulsão nuclear atualmente. A cultura de paz precisa ser incutida no meio militar e na indústria bélica também, e não só na sociedade civil. Caso contrário, é enxugar gelo.


> Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?


É necessário que todos tenham uma formação de pacifismo em grande escala. Se for possível ensinar o ato meditativo, segundo os moldes orientais ou semelhantes (meditação cristã existe, bem como oração centrante) será melhor ainda. Estudo intelectual sem a prática meditativa é perda de tempo. Porque a paz precisa de consciência interior profunda. Nada puramente intelectual ou puramente mental pode gerar essa consciência. Só uma filosofia meditativa (junto com a prática do meditar) pode alcançar isto.


> Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?


Encarar a paz como uma causa não vai ajudar. E a história da cultura de paz está cheia de furor entusiástico e/ou militante. Não funciona. É preciso autocrítica, é preciso meditar.


> A cultura e a educação libertam ou aprisionam os indivíduos?


A educação liberta, e liberta tanto quanto o indivíduo esteja afeito à sabedoria. A sabedoria é o portal da paz. Não só a paz no Brasil, mas no mundo inteiro.


> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.


O espaço digital merece ser levado a sério. Atualmente as fake news e outros fatores trazem confusão ao ambiente digital.


> Qual mensagem você deixa para a humanidade?


Deus é o alquimista dos alquimistas. Ou não é nada. 

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Alejandro Avakian: Força e autenticidade




Alejandro Avakian: Força e autenticidade

Existe um expressionismo abstrato conceitualmente realista? Pode algum artista trilhar o caminho de Courbet, dentro da concepção formal de um Pollock? Se as respostas para essas perguntas fazem um mínimo que seja de sentido (questiono o mesmo para as perguntas), Avakian certamente possui algo a nos dizer sobre isto em suas obras artísticas. Ou não... Porque a construção de suas pinturas abstratas é o que é. Pura arte, pura experimentação e pura realização...
Frescor, leveza, força e dinamicidade, tudo junto, ao mesmo tempo. A incompletude e a fragmentação do mundo contemporâneo em conjunto com o desejo de enlevo e totalidade do ser humano de todas as épocas em sincronicidades, a partir de sínteses visuais de alta carga estética. É isto que podemos esperar de uma obra de Avakian. E muito mais.
Tendo várias influências de expressionistas e neoexpressinistas, abstratos ou não, tais como George Baselitz, Anselm Kiefer, Willem de Kooning, Basquiat e do próprio Pollock, já citado, o artista argentino alcança uma independência, ainda assim, sem igual. Alejandro e seu espírito expressivo são forças motrizes em uníssono quando ocorre a criação artística. A action painting, nesse sentido, se dá em enormes obras em tamanho, cuja amplitude e energia se espalham por toda a extensão das telas.
As linhas e cores, manchas e superfícies, compõem uma fatura de pintura que se coaduna com a pintura à óleo de uma maneira singular. Se o artista escolhesse outro meio de pintura não teria possibilidade de usar várias camadas, porque o tempo de secagem da tinta à óleo é maior, o que possibilita mais tempo para misturar as cores, porque a tinta à óleo é mais brilhante naturalmente e isto cria cores mais vibrantes e vívidas.
E também, e aí é um ponto nevrálgico, a consistência da tinta à óleo é cremosa e amanteigada, que faz o artista modificar sua obra de acordo com a sua preferência, e traz prazer, muito prazer. Eis o ponto: prazer. Se existe um hedonismo positivo (tanto em artes quanto em outras dimensões da vida), Avakian atinge esse prazer em pintar... Prazer este que não é dado a priori. Mas que depende do momento, conforme sua criação. As cores dependem do momento, não há uma paleta fixa, o artista usa todas as cores e, às vezes, só o branco e preto. "São percepções que de pronto aparecem..." Segundo suas palavras. O inconsciente, dessa forma, é o norteador das suas experimentações que não se tolhem por amarras de nenhuma ordem ou categoria. O artista é livre e exerce essa liberdade de forma plena.
Segundo o próprio Avakian, que pinta ao som de jazz americano, suas preferências musicais são: Sara Vaughan, Billie Holliday, Ella Fitzgerald, Mille Davis e Louis Amnstrong. E também: En el Galpón de Buenos Aires, Charly García e Astor Piazzolla. O "improviso" e o "gestual", a "prontidão" e o "alerta-novidade", são fatores que englobam o seu fazer pictórico abstrato, especialmente vibrante e energizado.
Natural de Buenos Aires, Alejandro já participou de exposições em muitas partes do mundo, inclusive no Ethan Cohen Gallery, Kube em Nova York, bem como no La Galery Saint Paul de Vence, da França.
Que acompanhemos a sua trajetória artística profissional é de fundamental relevância para compreendermos nosso mundo contemporâneo tão cheio de contradições, incertezas e imprevisibilidades. Mas que sempre terá o frescor de uma arte rica e plena em possibilidades se assim o fizermos.
Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)
Contatos com o artista:
e-mail: alejandroavakian@yahoo.com.ar
telefone: +5491156392205

https://www.linkedin.com/pulse/alejandro-avakian-for%25C3%25A7a-e-autenticidade-mauricio-antonio-2f/?trackingId=b5zH2Atg0IssY1F0t0mKcQ%3D%3D

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

EU SUPORTEI O INSUPORTÁVEL . Jó Siqueira

 




Livro do professor, ator, pastor e escritor Jó Siqueira:


EU SUPORTEI O INSUPORTÁVEL

Jó Siqueira


Escrevi este livro... confessando a Deus que sou um pecador, e crendo que o senhor Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário por meus pecados e ressuscitou para minha justificação. Confesso-o como meu único e capaz Salvador da minha alma. Daqui em diante quero ser apenas um instrumento da sua vontade!



Jó Siqueira - autor


Formação em Artes Cênicas


Fundador do Curso de Teatro, TV e Cinema Jó Siqueira


Cursando Licenciatura Plena em História


Bacharel em Teologia (IBADERJ)


Cursando Pós-Graduação em Psicologia Pastoral


Professor de Teologia - Núcleo do IBADERJ - Alcântara - SG. Itaboraí - Centro e outros.


Ator/ Diretor / Produtor/ Autor / Escritor / Palestrante / Professor do Projovem / Roteirista / Radialista / Apresentador / Poeta / Trovador / Professor de Teatro.


Rede Globo - Mini séries: Hilda Furacão / Zazá - JK


Rede Manchete / Novela Mandacaru / Elenco Cinema 10 curtas e médias metragens


Direção / Produção / Elenco.



Editora Altadena


72 páginas


20,5 x 14 cm


capa colorida


miolo PB


Rio de Janeiro


2019



ISBN: 978-85-99168-19-4



Preço: R$ 30,00 + FRETE dos correios



Adquira este livro pelo pix: 09430144766 - CPF - Livia Lugão Oliveira.



Ou adquira este livro realizando um depósito na conta corrente:



Titular: Mauricio Antonio Veloso Duarte


Banco: Banco do Brasil 


Agência: 2899-1


Conta corrente: 58.703-6


CPF: 070199897-05



Após o depósito envie o comprovante de depósito ou de pix com nome completo e seu endereço para: duarte.mauricioantonio.maurici@gmail.com



O exemplar do livro será enviado a você em até 10 dias úteis.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

TURMA DO GUARANÁ NO.1 . Um lindo conto de Natal . Paulo Alves




TURMA DO GUARANÁ NO.1

Um lindo conto de Natal


Paulo Alves


Edição de Natal da Turma do Guaraná, história em quadrinhos de autoria de Paulo Alves. Neste número: passatempos e quadrinhos e desenhos para colorir.




Editor / autor corporativo: Paulo Alves


26 páginas


19 x 13,5 cm


capa colorida


miolo PB


Rio de Janeiro


2021




ISSN: 2763713-1




Preço: R$ 13,00 + FRETE dos correios




Adquira este livro pelo pix: 09430144766 - CPF - Livia Lugão Oliveira.




Ou adquira este livro realizando um depósito na conta corrente:




Titular: Mauricio Antonio Veloso Duarte


Banco: Banco do Brasil 


Agência: 2899-1


Conta corrente: 58.703-6


CPF: 070199897-05




Após o depósito envie o comprovante de depósito ou de pix com nome completo e seu endereço para: duarte.mauricioantonio.maurici@gmail.com




O exemplar do livro será enviado a você em até 10 dias úteis.