terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Minha entrevista, Mauricio Duarte, na seção Conflitos Sociais do Site Olho Vivo, com o autor Dhiogo José Caetano




Minha entrevista, Mauricio Duarte, na seção Conflitos Sociais do Site Olho Vivo, com o autor Dhiogo José Caetano . https://www.olhovivoca.com.br/pelo-brasil/10180/mauricio-duarte-a-pratica-do-meditar


Mauricio Duarte - A prática do meditar

Designer gráfico, artista visual, ilustrador e escritor fala sobre cultura de paz, educação e espaço digital


“Estudo intelectual sem a prática meditativa é perda de tempo. Porque a paz precisa de consciência interior profunda. Nada puramente intelectual ou puramente mental pode gerar essa consciência”.


Mauricio Duarte é o 130º convidado na série de entrevistas “Opinando e Transformando”. Objetivo é formar um mosaico com o que cada um pensa desse universo multifacetado. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura.


> Nome: Mauricio Antonio Veloso Duarte (Swami Divyam Anuragi) - Nome artístico: Mauricio Duarte

> Breve biografia: Designer gráfico, artista visual, ilustrador e escritor. Dentro da literatura é poeta, contista e romancista. Formado em design gráfico, tem bacharelado em desenho industrial, programação visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Terminou o curso de web design no Senac de Niterói e o curso de produção textual com a poeta Maria Regina Moura na Editora Canteiros em Maricá. Tem quatro pós-graduações em especialização. Dois livros publicados convencionalmente: “Vozes que Calam - Sementes Líricas de Mauricio Duarte”, de poesia, pela Editora Literacidade do Pará, e “Os Arcanos”, romance de sua autoria, pela Editora Versejar de São Paulo. É correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Integrante da Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo. Vitalício da AVL (Academia de Letras Virtual do Grupo Intenção e Gestos) com a cadeira 39, patrono Frei José de Santa Rita Durão. Atual vice-presidente da AVL. Integrante da Aglac (Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências) com a cadeira 56, patrono Marechal João Batista de Mattos. Integrante da Acilbrás (Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil) com a cadeira 126. 


Confira a entrevista com Mauricio Duarte


> Em sua opinião, o que é cultura de paz?


Cultura de paz relaciona-se diretamente à consciência interior de cada um. Porque a paz não pode ser conseguida de fora para dentro. Ela tem que ser alcançada de dentro para fora. A verdade é um bicho estranho. Quando achamos que o pegamos, é que ele está mais distante de nós. E a paz tem ligação com a verdade de maneira intrínseca. Nosso país é produtor de armas leves de grande monta no mercado bélico mundial. Também fornecemos carros bélicos como o Brucutu e outros para países do Oriente Médio e outros, de modo sistemático. Todo esse movimento industrial bélico trará guerra para o Brasil, mais cedo ou mais tarde. A Marinha do Brasil dispõe de um submarino de propulsão nuclear atualmente. A cultura de paz precisa ser incutida no meio militar e na indústria bélica também, e não só na sociedade civil. Caso contrário, é enxugar gelo.


> Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?


É necessário que todos tenham uma formação de pacifismo em grande escala. Se for possível ensinar o ato meditativo, segundo os moldes orientais ou semelhantes (meditação cristã existe, bem como oração centrante) será melhor ainda. Estudo intelectual sem a prática meditativa é perda de tempo. Porque a paz precisa de consciência interior profunda. Nada puramente intelectual ou puramente mental pode gerar essa consciência. Só uma filosofia meditativa (junto com a prática do meditar) pode alcançar isto.


> Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?


Encarar a paz como uma causa não vai ajudar. E a história da cultura de paz está cheia de furor entusiástico e/ou militante. Não funciona. É preciso autocrítica, é preciso meditar.


> A cultura e a educação libertam ou aprisionam os indivíduos?


A educação liberta, e liberta tanto quanto o indivíduo esteja afeito à sabedoria. A sabedoria é o portal da paz. Não só a paz no Brasil, mas no mundo inteiro.


> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.


O espaço digital merece ser levado a sério. Atualmente as fake news e outros fatores trazem confusão ao ambiente digital.


> Qual mensagem você deixa para a humanidade?


Deus é o alquimista dos alquimistas. Ou não é nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário