terça-feira, 5 de setembro de 2017

Notas - Místicos



Notas:

John Eckart foi acusado de manter comunicação com os “Irmãos do Espírito Livre”.  Em 1326 ele foi deposto do seu cargo de provincial dos Dominicanos na Saxônia.  Como sua doutrina tinha se espalhado largamente entre os dominicanos, a ordem inteira foi acusada de heresia pelo arcebispo de Colônia.   Eckart foi convocado a aparecer diante do Papa em Avignon, e foi condenado pela acusação de heresia.  Suas doutrinas foram tão espalhadas que em 1430 foi necessário condená-las de novo, daquela vez pela Universidade de Heidelberg.
O professor Pfeiffer, no seu trabalho sobre os místicos alemães, em coletado 110 sermões, 18 tratados e setenta discursos, que ele atribui a Eckart.
John Tauler era natural de Estrasburgo.  Ele estudou na Universidade de Paris e depois do seu retorno para Estrasburgo, ele começou a atender o Mestre Eckart.  Essa parte da Alemanha estava, nesta época, sob a sentença de excomunhão, mas Tauler ministrou os serviços religiosos, apesar da intervenção papal e grandes multidões foram ouví-lo.  Enquanto a Peste Negra estava rondando Estrasburgo, Tauler e dois outros padres foram os únicos ministros da religião que administraram os sacramentos para os doentes e os moribundos.  Ele foi finalmente banido de Estrasburgo por suas graves palavras contra o Papa.  Ele se refugiou em Colônia, onde ministrou por alguns anos no mosteiro de Santa Gertrude.  Ele, depois disto, retornou à sua cidade natal, onde morreu em 1361.
As representações da Trindade de Boehme não são sempre verbalmente consistentes e isto é uma das coisas que o faz difícil de ser entendido.  A seguinte passagem dolivro dos “Três Princípios” parece uma expressão definitiva da sua concepção de Deus, embora em alguns pontos ela não concorde com o que é citado no texto – “Os sete espíritos são Deus, o Pai, a vida dos sete espíritos e é gerada por eles.  Essa luz é o Filho, brilho, linhagem, núcleo vital ou coração dos sete espíritos.  O esplendor ou fulgor em todos os poderes vêm do Pai e do Filho, e formam ou imaginam tudo na natureza dos setenta espíritos.  Isto é o Divino Espírito Santo.  Então, os cegos judeus, turcos e pagãos, vós vistes que há Três Pessoas na Divindade, vós não podeis negar isto, por vossas vidas, arte e urge estar nas Três Pessoas e a vós urge esta vida deles, e o poder destas Três Pessoas, vossa arte surge dos mortos até o último dia e vive eternamente.
Os livros referidos: “Reformadores antes da Reforma” do Dr. Ullmann; “Horas com os Místicos” de Vaughan; “Sermões de Tauler” e o “Teologia Alemã”, foram traduzidos para o inglês pela Senhorita Winkworth, bem como Anjos Silesium e Senda Mística de Schorader.  Os trabalhos de Boehme foram traduzidos para o inglês no século 17.  Law publicou uma edição com prefácio e lâminas de metal.  Na conta da Teologia de Law foi tirado o “Caminho para o Conhecimento Divino”,“ O Espírito do Amor” e “O Espírito da Oração”.  O último dos discípulos ingleses de Boehme foi o Senhor Walton, joalheiro em Ludgate Hill.  Ele possuía a MSS de Freher inteira.  O seu “Memorial de William Lato” é um livro prodigioso, contendo biografias e conta com muitas exposições de Boehme.  O Senhor Walton consumiu seus últimos anos de vida trazendo a doutrina de Boehme a uma grande perfeição, mostrando mais claramente como Deus foi desenvolvido do abissal nada.

Livre tradução do livro Pantheism and Christianity de John Hunt . 1884 . Capítulo X . Místicos . Notas

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