Notas:
John Eckart
foi acusado de manter comunicação com os “Irmãos do Espírito Livre”. Em 1326 ele foi deposto do seu cargo de provincial
dos Dominicanos na Saxônia. Como sua
doutrina tinha se espalhado largamente entre os dominicanos, a ordem inteira
foi acusada de heresia pelo arcebispo de Colônia. Eckart foi convocado a aparecer diante do
Papa em Avignon, e foi condenado pela acusação de heresia. Suas doutrinas foram tão espalhadas que em
1430 foi necessário condená-las de novo, daquela vez pela Universidade de
Heidelberg.
O professor
Pfeiffer, no seu trabalho sobre os místicos alemães, em coletado 110 sermões,
18 tratados e setenta discursos, que ele atribui a Eckart.
John Tauler
era natural de Estrasburgo. Ele estudou
na Universidade de Paris e depois do seu retorno para Estrasburgo, ele começou
a atender o Mestre Eckart. Essa parte da
Alemanha estava, nesta época, sob a sentença de excomunhão, mas Tauler
ministrou os serviços religiosos, apesar da intervenção papal e grandes multidões
foram ouví-lo. Enquanto a Peste Negra
estava rondando Estrasburgo, Tauler e dois outros padres foram os únicos
ministros da religião que administraram os sacramentos para os doentes e os
moribundos. Ele foi finalmente banido de
Estrasburgo por suas graves palavras contra o Papa. Ele se refugiou em Colônia, onde ministrou
por alguns anos no mosteiro de Santa Gertrude.
Ele, depois disto, retornou à sua cidade natal, onde morreu em 1361.
As
representações da Trindade de Boehme não são sempre verbalmente consistentes e
isto é uma das coisas que o faz difícil de ser entendido. A seguinte passagem dolivro dos “Três
Princípios” parece uma expressão definitiva da sua concepção de Deus, embora em
alguns pontos ela não concorde com o que é citado no texto – “Os sete espíritos
são Deus, o Pai, a vida dos sete espíritos e é gerada por eles. Essa luz é o Filho, brilho, linhagem, núcleo
vital ou coração dos sete espíritos. O
esplendor ou fulgor em todos os poderes vêm do Pai e do Filho, e formam ou
imaginam tudo na natureza dos setenta espíritos. Isto é o Divino Espírito Santo. Então, os cegos judeus, turcos e pagãos, vós
vistes que há Três Pessoas na Divindade, vós não podeis negar isto, por vossas
vidas, arte e urge estar nas Três Pessoas e a vós urge esta vida deles, e o
poder destas Três Pessoas, vossa arte surge dos mortos até o último dia e vive
eternamente.
Os livros
referidos: “Reformadores antes da Reforma” do Dr. Ullmann; “Horas com os
Místicos” de Vaughan; “Sermões de Tauler” e o “Teologia Alemã”, foram
traduzidos para o inglês pela Senhorita Winkworth, bem como Anjos Silesium e
Senda Mística de Schorader. Os trabalhos
de Boehme foram traduzidos para o inglês no século 17. Law publicou uma edição com prefácio e
lâminas de metal. Na conta da Teologia
de Law foi tirado o “Caminho para o Conhecimento Divino”,“ O Espírito do Amor”
e “O Espírito da Oração”. O último dos
discípulos ingleses de Boehme foi o Senhor Walton, joalheiro em Ludgate
Hill. Ele possuía a MSS de Freher
inteira. O seu “Memorial de William
Lato” é um livro prodigioso, contendo biografias e conta com muitas exposições
de Boehme. O Senhor Walton consumiu seus
últimos anos de vida trazendo a doutrina de Boehme a uma grande perfeição,
mostrando mais claramente como Deus foi desenvolvido do abissal nada.
Livre tradução do livro
Pantheism and Christianity de John Hunt . 1884 . Capítulo X . Místicos . Notas
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Panteísmo e Cristandade com todos os textos traduzidos:
https://sites.google.com/site/pantheismandchristianity/
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