domingo, 30 de março de 2014

O problema



O problema

Especial consideração eu tive
sobre aquele problema.
Passei horas mentalizando.
Julgando ou não-julgando,
refutando ou sendo receptivo.

O problema era a minha vida.
E a morte, essa sim, poderia ser uma solução.
Eu dizia prá mim mesmo
que isso não era possível.
Que a vida sempre é positiva e a morte, negativa.

Mas, inapelavelmente,
vinha o problema:
O que fazer?
Tornar-me inconsciente de novo,
esquecer o problema?

Isso não era mais possível
porque uma vez consolidado
um estágio de pensamento,
não voltamos atrás.
É uma condição existencial.

Por fim resolvi:
Pularia às cegas o precipício,correria o risco.
Nem que fosse para considerar
que a morte não pode ser um problema
e nem uma solução; a morte não pode ser nada disso.

Só a vida pode ser um problema
e uma solução ao mesmo tempo.
Porque é um fluxo, está aqui uma hora
e já está lá noutra hora.
Assim é, assim somos.

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)

2 comentários:

  1. Depois de um problema resolvido vem outro. Viver é um bom problema.
    Aplausos e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante. A morte é um fim em si mesmo. Bj!

    ResponderExcluir